AULAS REMOTAS EM TEMPOS DE QUARENTENA PELO CORONAVÍRUS: E AGORA PROFESSOR?

Diante da decisão da Secretária da Educação, por intervenção do Ministério Público de manter as aulas suspensas, registrou-se a necessidade por aulas remotas. Assim, professores e alunos precisarão se adequar à essa nova realidade que se apresenta

AULAS REMOTAS EM TEMPOS DE QUARENTENA PELO CORONAVÍRUS: E AGORA PROFESSOR?

Em tempos de pandemia, o portal de notícias G1 e diversos telejornais têm noticiado a necessidade de os educadores ministrarem aulas remotas, ou seja, utilizando-se da internet para veicular os conteúdos a serem acessados pelos estudantes. Em contrapartida constatou-se que existem muitos entraves: desde a falta de acesso à internet por parte de professores e estudantes até a falta de conhecimentos e domínio das novas tecnologias, principalmente por parte dos educadores.

Além da necessidade de criatividade e planejamento adequado para atingir os objetivos em relação ao interesse dos estudantes, há uma questão primeira que é o domínio dos usos e apropriações destas tecnologias, que segundo Thompson (2014) no texto: Teoria Social da Mídia, diz de como a pessoa se apropria e usa essas ferramentas para as finalidades necessárias.

Diante da decisão da Secretária da Educação, por intervenção do Ministério Público de manter as aulas suspensas, registrou-se a necessidade por aulas remotas. Assim, professores e alunos precisarão se adequar à essa nova realidade que se apresenta.

Neste contexto, percebe-se que os jovens se sentem extremamente à vontade diante do usos destas novas tecnologias, em contrapartida, professores, em grande parte, se sentem, incomodados com esta situação.

O Sindicato dos Trabalhadores em Educação Sind-UTE/MG, veiculou, neste mês de abril uma informação que é um paradoxo diante desta realidade: além da falta do domínio das novas tecnologias por parte dos professores há ainda a falta de acesso à internet por cerca de 41% destes educadores. Em relação ao acesso por parte dos estudantes este percentual é ainda maior, cerca de 70% não tem acesso fácil à internet de qualidade.

É inconteste que aulas remostas serão um desafio a mais, além da covid19 tendo em vista a realidade que se apresenta no que tange aos usos e apropriações das novas tecnologias no contexto, muitas vezes precário, da educação brasileira.

Marcos Alexandre de Souza
Diretor Faculdade Souza

Faculdade FaSouza - 28/04/2020 - 14:13:05

Leia também

A Importância do TCC – Trabalho de Conclusão de Curso na Formação Acadêmica

A IMPORTÂNCIA DO TCC – TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO NA FORMAÇÃO ACADÊMICA

A Importância do TCC – Trabalho de Conclusão de Curso na Formação Acadêmica, A FaSouza como instituição autônoma e que prima pela qualidade dos cursos oferecidos aos seus alunos, vê na opção pela continuidade da cobrança do trabalho de conclusão de curso...  Leia Mais

Faculdade de Pós-Graduação Coronel Fabriciano

FACULDADE DE PÓS-GRADUAÇÃO CORONEL FABRICIANO

Faculdade de Pós-Graduação Coronel Fabriciano. Coronel Fabriciano é um município brasileiro no interior do estado de Minas Gerais, Região Sudeste do país. Localiza-se no Vale do Rio Doce e pertence à Região Metropolitana do Vale do Aço, estando situado a ...  Leia Mais

Prouni

PROUNI

O Instituto Souza, mantenedor da Faculdade FaSouza, aderiu ao Programa Universidade para todos (Prouni) em 2022. O Programa Universidade Para Todos (Prouni) oferta bolsas de estudo, integrais e parciais (50% do valor da mensalidade do curso), em cursos de...  Leia Mais

ARTIGO CIENTÍFICO: enriquecimento intelectual e profissional

ARTIGO CIENTÍFICO: ENRIQUECIMENTO INTELECTUAL E PROFISSIONAL

ARTIGO CIENTÍFICO: enriquecimento intelectual e profissional. Inicialmente, espera-se que o discente ao ingressar na universidade e/ou faculdade, tenha desenvolvido algumas habilidades e, dentre elas, destacam-se saber ler e escrever e, a conquista pela a...  Leia Mais

FaSouza conta com suporte online 100% humanizado

FASOUZA CONTA COM SUPORTE ONLINE 100% HUMANIZADO

FaSouza conta com suporte online 100% humanizado. A tecnologia trouxe benefícios e soluções dinâmicas para nossa rotina. Muitas das atividades cotidianas foram aliviadas com ferramentas digitais, acessadas por meio de smartphones, como redes sociais, apli...  Leia Mais

Pós em Libras

PÓS EM LIBRAS

Pós em Libras, Glat (2007) apresenta as duas principais abordagens comunicativas de ensino que são utilizadas: Oralistas e Gestuais. Oralistas: a fala é utilizada como forma prioritária para a comunicação entre pessoas com deficiência auditiva. Essa abord...  Leia Mais

Live e Webinar Gratuito

💻🎓💬 Aprenda e interaja! 🌟 Nossas aulas ao vivo são perfeitas para quem quer aproveitar o ensino digital e ainda interagir com colegas e professores em tempo real. Não perca as palestras dos nossos especialistas, mestres e doutores!

Acesse nosso site e, confira as palestras ministradas pelos nossos professores.

Aproveite e se inscreva em nossas redes sociais, e acompanhe todas as novidades da Faculdade FaSouza

Pós-Graduação EAD

Ao decidir fazer um curso de pós-graduação, é importante escolher o curso certo que esteja alinhado com seus objetivos de carreira. Aqui estão algumas dicas para ajudá-lo a escolher o curso certo para você:

Áreas de Atuação da Pós Graduação

Nossos Contatos

Newsletter

Cadastre-se e receba notícias diretamente em seu e-mail

Contatos

Endereço da Faculdade FaSouza

Avenida Santa Helena, 1140, Novo Cruzeiro Ipatinga-MG Cep:35164-332.

Fixo/WhatsApp:(31) 3616-7227 | WhatsApp: (31) 98908-9153

Horário de Atendimento

Segunda a Quinta

08:00 até 12:00

13:00 até 18:00

Sexta-feira

08:00 até 12:00

13:00 até 17:00

Copyright © 2015 - 2025 10073
Ícones/Imagens by Freepik | Fonte Texto: ChatGPT/AI Writer by Ubersuggest Para cima